O que está acontecendo com a nossa religião?
Sabe quando sua indignação supera a razão?
Sabe quando sua indignação supera a razão?
Faz pouco tempo, recebi informações que um sacerdote, desenvolveu
uma formula magica, uma pomada que torna a mulher extremamente desejada e
atraente, se usada em suas partes intimas,
a questão que a pomada só faz efeito se o suposto sacerdote testar
antecipadamente na cliente.
Depois de saber que um famoso Oluwo, dá consulta incorporado
com o Tranca Rua, juntando com a história da pomada resolvi escrever esse texto.
O numero de pessoas
que me pede orientação é enorme, e a minha responsabilidade em informa é maior
ainda.
Tem Babalawo se incorporando com a pomba gira e a cigana, Oluwo
que ministra banho em mulheres incorporado, que propõe uma troca de energias,
com a cliente, pretendendo uma relação sexual para fins de purificações.
Eu gostaria de poder usar a palavra certa para definir isso,
mas a única palavra que me lembro é de baixo calão me desculpem.
Armado com a minha indignação, abaixo faço uma relação de
pequenos esclarecimentos, buscando assim desmascarar esse bando de malucos
oportunistas, sei que vou arrumar muitos inimigos, já recebi centenas de
ameaças,e mais algumas não vai fazer diferença.
1-
Oluwo não incorpora.
2-
Babalawo não incorpora
3-
Iyanifa não incorpora
4-
Oluwo, Babalawo e Iyanifa consulta ifá com
opele.
5-
Ifá não responde no merindilogun, quem responde
no jogo de búzios é Osun.
6-
Nenhuma pessoa pode iniciar outra em um orisá
que ela não seja iniciada, salvo uma única exceção quando tem Iya odu.
7-
Se a pessoa, iniciada não tem Esu e Osun, é impossível
que ela atenda com jogo de búzios, ( merindilogun).
8-
Se a pessoa iniciada não tem o assentamento de
Ogun, é impossível que ela use o Obé,(faca).
9-
Se em uma casa existe um casal de iniciados, e a
mulher recebeu o seu Oye (cargo), antes do marido, o proprietária da casa é
ela, e não o marido, não existe a possibilidade, de em uma casa existir dois
sacerdotes, com a mesma função, salvo quando tem função subordinada na casa do
outro, exemplo, Iya kekere, Iyalode, etc.
10-
Uma pessoa que foi iniciada com um Oye em uma
casa, quando se afasta dela, e ingressa em outra casa, deixa de usar o Oye
recebido na casa que foi iniciada, salvo a exceção de receber o mesmo Oye nas
duas casas.
11-
Um oje iniciado só poderá iniciar outro ojé
depois de vestir o egungun principal de sua casa, para isso existem vários
rituais e assentamentos próprios no Ile igbo iku.
12-
Um iniciado em Iya mi, somente poderá iniciar
outra pessoa depois de cumprir todos os imules.
13-
Um iniciado em Oro, só pode iniciar outras
pessoas, que tenham odu para esse tipo de iniciação.
14-
Um Babalawo só se torna Oluwo depois de um longo
treinamento e de ter assentado Osun, Iya odu.
15-
Um Awo (Babalawo), em processo de aprendizagem,
é liberado para usar opele, em consulta para clientes, após rituais
apropriados, até então ele só pode consultar ifá para suas questões pessoais.
16-
Ao cumprimentar os orisas ou outros sacerdotes,
a mão esquerda deve ser colocada sobre a direita, no momento que é colocada a cabeça no chão, essa saudação Ogboni,
representa a supremacia feminina.
17-
Existem inúmeras, regras relacionadas ao
posicionamento dos membros nos rituais o mais antigo, permanece a direita do
sacerdote, o mais jovem a esquerda e se for o caso, de pessoas com o mesmo
cargo e a mesma idade, de iniciação, as mulheres permanecem a esquerda e os homens
se posicionam a direita.
18-
O pano da costa, das mulheres iniciadas é usado
no ombro esquerdo.
19-
O Itague espécie de estola, é parte da indumentária
Ogboni, somente permitido o uso para iniciados.
20-
O chamado pano da costa, quando amarrado no
ombro, sempre deve ser posicionado do lado esquerdo.
21-
O conhecido pano de cabeça serve, como o nome
diz, para cobrir a cabeça, e jamais, deve deixar, “ os cabelos amostras”, o
conhecido pano de cabeça faz parte do vestuário feminino, e raramente é usado
por homens.
22-
Não existe na indumentária feminina Yoruba, roupas com decotes exagerados.
23-
Em rituais de etutu a orisa, não é permitido o
uso de sapato.
24-
O conhecido solidéu, não faz parte da
indumentária no culto ao orisa.
25-
Os fios de conta, (ilekes), não podem ser usados
de maneira imprópria, somente um sacerdote de Obatala, usa alabastro branco,
somente os Babalawo e os Obas podem usar Ileke ihun, somete os iniciados em ifá
podem usar ide ifá.
Para maiores informações, vamos manter uma
sequencia de postagens visando contribuir com a divulgação do culto de orisa na
religião tradicional yoruba.
Tudo que estou vendo, ser feito, por alguns
malucos faz com que eu assuma uma posição publica, não compactuo com as
barbaridades que vemos todos os dias, na internet.
Deixo bem claro que entre os meus iniciado, não existe nenhuma pessoa
autorizada , para fazer iniciações em Ifá, Egungun, Iya mi, Oro, Egbe
orun, Aje, Oloosa, Olookun.
Parabéns Babalawo Ifagbaiyin, pela postura que assumiste perante a religião. Esse pessoal tem que ser desmacarados mesmo, sou umbandista a mais de 40 anos e levanto a bandeira da verdade, com isso arrumo grandes inimizades, pois a mascaras cai. Não me importo pois contra a verdade não há força.
ResponderExcluirFique na Luz e com a Luz!
Mojubá.
José Roberto Molinari
Sacerdote de Umbanda.
Aboru Aboye o! Muito bem exposto. Faltou dizer alguns termos que identificam os homens casados dos solteiros.
ResponderExcluirExemplo: Homens casado usam aja fitile (um tipo de "coroa")
Homens solteiros usam fila (boné).
Mulheres não fazem dobale (deitar no chão colocando o corpo todo), somente os homens.
Parte cultural - Se a esposa do Babalawo quando sentada em uma cadeira, ela sair desta cadeira, você (homem) não pode se sentar na cadeira dela, a não ser que o Babalawo deixe você sentar ali - RESULTADO - Isso mostra cobiça a mulher de outrem, uma falta de respeito. ire o
gostaria de saber adefinição de yanifa e pq não incorpora
ResponderExcluirdesde já muito obrigado