ÌYÁ MI ÒSÒRÓNGÀ
Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola
No dia 03 de outubro de 2009, no site Orishada, o Chief
Ifawole Idowu Awominure, deu a seguinte declaração:
Ninguém pode dizer que foi iniciada para Ìyàámi, baseado
nisso, algumas pessoas ignorantes ou com má fé, estão publicando as suas
conclusões sobre esse post.
Em uma delas um senhor que se auto intitula, Mọ́gbà Ṣàngó, fala:
Sou contra e acho que mais um título vendido na atualidade!
Posso não concordar?
As faltas de leis justas no nosso país levaram uma
assaltante de banco, a presidência da Republica, isso caracteriza a sociedade
que vivemos, qualquer um pode dizer o quer sem ser punido, ou responsabilizado
por tal ato.
Vamos analisar com calma a postura desse senhor menos
avisado, que nesse momento poderíamos definir como, ignorância ou má fé, mas eu
prefiro descrever como pretensão.
Pretendi esse senhor em sua postagem ser intitular como
conhecedor esquece ele, que só tem acesso às verdadeiras informações sobre iya
mi, quem é iniciado.
QUANDO O Chief Ifawole Idowu Awominure DECLARA Ninguém pode
dizer que foi iniciada para Ìyàámi, ELE ESTA COM TODA A RAZÃO VAMOS EXPLICAR
AGORA COMO É FEITA A INICIAÇÃO EM IYA MI.
É claro que vamos respeitar aqui os segredos, em termos
práticos, usando a mais pura propriedade da língua portuguesa, não existe iniciação
para iya mi, por que compreende iniciação, como algo que nos é dado, porque não
temos.
Fato esse, que no
caso de iya mi é o inverso, já nascemos com essa energia, que acontece na
chamada (iniciação), ou cerimonia é a exaltação de algo que já nos acompanha
desde a fecundação, do ovulo que nos originou.
Em um português que vai auxiliar as pessoas menos instruídas,
vamos definir, essa cerimonia como auto iniciação, se é que podemos chamar
assim, sem comprometer aqui, os segredos do culto.
Escreveu para mim esse senhor, que não quer saber nada desse
culto, porque só tem coisas negativas, e que as iniciações, em iya mi, são mentiras,
forma de enganar as pessoas e vender títulos.
Para as pessoas que não conhecem a Religião Tradicional Yoruba,
vamos explicar à importância, do culto a iya mi, quando Orúnmìlà assume a
posição de testemunho da criação ele na forma de ifá orienta sobre o destino
escolhido por cada um, dentro desse contexto existem períodos positivos e
negativos em nossas vidas, quem libera as forças negativas, no momento exato
anteriormente escolhido por nós é iya mi, libera em forma de ajoguns, (mortes,
doenças, perdas, etc.).
Se iya mi, não liberar os ajoguns o nosso destino, se
descaracteriza e foge das escolhas, feitas por nós, se isso acontecesse ninguém
morreria, o ser humano teria vida eterna, não seriamos humanos.
A necessidade de cultuar iya mi, através de ipese, ou imule
fica caracterizada como um apelo para que os ajoguns, não sejam liberados em um
momento que não seja aquele escolhido por nós, antes de vir a terra.
Se isso acontecer da origem ao que nós chamamos de acidente
ou infortúnio, na verdade não é bem isso, os acidentes podem não fazer parte do
nosso destino, podem vir a fazer parte de nossas vidas, provocados, por magia
ou assimilados por nós em convívio com energias que não temos defesa, naquele
momento para enfrenta-los.
A importância do culto a iya mi, para a preservação da vida,
fica evidenciada quando tratamos de pessoas com problemas de ABIKU, através de
iya mi, afastamos o ajogun iku (morte), já que sabemos que objetivo do ABIKU,
quase sempre é o de abreviar a vida nessas pessoas.
É lamentável que pessoas completamente despreparadas se
arvorem a dar palpite em termas que elas não dominam, não sei se defino como ignorância,
má fé ou pretensão.
DESCONHECE ESSE SENHOR QUE IYA MI ESTA DENTRO DELE.
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