Orunmila é quem escolhe um Araba.
Homenagem ao Oloye Akano Fashina Agboola |
Autor: Babalawo Ifagbiyin Agboola
Ao longo do tempo a história humana vem sendo escrita pelos
povos que detém o poder bélico, logístico ou financeiro, o poder quase sempre
detém a informação e a transforma em arma de manipulação.
No caso da escolha dos arabas no território yoruba essa máxima
da historia humana citada acima, perde o sentido e o saber ocupa o espaço do
poder.
Quando uma pessoa quer ser iniciada em ifá, nada a não ser
ifá pode impedir a iniciação, já quando uma pessoa pretende ser um babalawo a
indicação do odu é fundamental, alguns odus indicam claramente que a pessoa
deve ser iniciada como sacerdote, como é o caso do odu irete meji, que diz (aquele
nascido nesse odu, de sexo masculino deve já na infância ser iniciado como
babalawo).
Ser um oluwo já é bem diferente, implica no fato de poder
iniciar outros babalawos, para isso, ele necessita além de ter alguns
assentamentos, ter conhecimento para fazer as iniciações.
Para se tornar um araba a historia é bem diferente,
primeiramente você deve ser um babalawo, que se tornou um oluwo, com muitos
anos e com muitas iniciações reconhecidas, em seu histórico de sacerdote.
Um araba é um babalawo, que tem o apoio da totalidade dos
babalawos, de sua cidade ou família, o critério para a escolha passa por uma
sabatina que pode levar ate três dias e três noites de incansáveis questionamentos
sobre odu.
Quando conversei com o araba Awodiran sobre esse assunto,
ele relatou o processo de sua escolha, com uma palavra, proeminência, a escolha
do candidato é baseada na historia do mesmo, ele deve ser uma pessoa de notório
saber e de um caráter exemplar.
Já a confirmação do mesmo no cargo somente após a sabatina
isso será reconhecido pelas autoridades da região, no caso o rei, quando o rei
participa de um evento ele reconhece a importância politica ou religiosa e
fortalece o mesmo diante da população.
Voltando ao caso da escolha araba Awodiran mais de cem
babalawos participaram da sabatina. Ele recitou mais de dois mil e quinhentos
versos de ifa, só após o reconhecimento de todos os babalawos, o rei o
reconheceu como araba.
A historia de alguns arabas faz parte da historia da cultura
de ifá, um exemplo claro disso é a historia do pai do araba Awodiran (Oloye
Akano Fashina Agboola), alguns de seus discípulos se tornaram arabas, a importância
dele é confirmada no bairro de Ebetu Meta, na cidade de Lagos, a rua que ele
morava recebeu o nome de Odu Ifá, em sua homenagem e sua casa é mantida até
hoje, como local de estudo e pratica de rituais religiosos, unindo babalawos de
todo o território yoruba.
A função de araba é o símbolo do reconhecimento espiritual
somado a aceitação unanime de seus pares, o homem que se torna um araba é
respeitado e reconhecido dentro e fora do território yoruba, é verdade que
algumas pessoas infelizmente não conseguem compreender a importância desses
sacerdotes, homens ou orisás em terra, exemplos a serem seguidos.
Na cerimonia de reconhecimento de um oloye (aquele que
possui o cargo), existe um ritual que é bem conhecido a grande maioria das
pessoas já deve ter visto fotos onde o escolhido aparece com algumas folhas penduradas
dos dois lados do rosto, a foto é muito bonita a cerimonia é publica, mas até
chegar ai, é uma historia, não existe iniciação para araba a figura de um araba
é construída com dedicação, trabalho e muitos anos de estudo.
Odu otura
Meji
In the
spirit of Religious Tolerance, I hereby felicitate with the muslims all over
the wotld for the Eid-el Fitr from the Divine Message of Olodumare, "Otua
Meji" as follows;
Baba Araba ni Baba
Baba Araba ni Baba
Eni a ba laba ni Baba
Eni a ba niwaju ti to Baba enii se
Adifa fun Baba Imole a bewu osingin lorun
Tii nsawo lo ile Hausa
Won a ni owo sa, aya sa, omo sa, ile sa, ire gbogbo alaafia
Stay
blessed the moslems, christians and african traditional religionists. .(Araba
Awodiran Agboola)
Tradução Português
No espírito de tolerância religiosa, tenho a honra de viver
feliz com pessoas de outras religiões do mundo inteiro, graças a Olodumare como
segue no odu Otura Meji, segue:
A pessoa com o título de Araba é um pai
O título de Araba faz um pai
A pessoa que encontramos na cabana é um pai
A pessoa na frente é bom o suficiente para ser nosso pai
Mensagem Divina revelada por um muçulmano idoso com robe
elegante
Ia em missão espiritual para a terra dos muçulmanos (Hausa).
Eles oram por dinheiro, boas esposas / maridos, bons filhos,
casas condizente, boa saúde e todas as coisas boas da vida ALAAFIA.
Que fique abençoados os muçulmanos, cristãos e religiosos
tradicionais africanos.(Araba Awodiran Agboola)
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