Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola
Se a formação de uma pessoa não permite que ela coloque a
sua experiência a serviço do seu melhor, e se a capacidade de raciocínio é
prejudicada porque em seu cérebro o desconhecimento impede o uso da
inteligência comparativa, que resultados positivos podem ser obtidos.
Esse argumento me leva a seguinte conclusão, como pode
alguém que nunca viu algum ritual da tradição Yoruba com base nos cultos afros
brasileiros se dizer um sacerdote, como alguém que aprende rituais na internet
pode beneficiar aqueles que o procuram.
Vamos examinar as seguintes reflexões, se uma pessoa que
consulta Opele desconhece que:
Oturupon Ogbe fala do uso da roupa branca.
Ogbe Ate fala que o caminho da prosperidade está escrito com
a honestidade
Ogbe meji fala da necessidade de bori.
Iwori meji fala de Isefá e Itefá.
Ogunda Ogbe fala de prosperidade.
Irete iroso fala de adultério.
Owarin Odi fala de loucura.
Irete Odi fala de ladrão.
Okaran Ogbe fala sobre Idé Ifá.
Obara Otura fala de colocar folhas verdes na boca dos
cabritos na hora do sacrifício.
Obara Ogbe fala da morte e risco de vida.
Oturupon meji fala de doença.
Ofun Ogunda fala de perda.
Irete Okanran fala de problemas.
Ogunda Osa fala do uso de drogas.
Irete Oyeku fala de abilu.
Osa Ogbe fala de pesadelo.
Ogunda Iroso fala de problemas com a justiça.
Ogbe meji fala da consulta ao Opele.
Iwori Ogunda fala do uso do opon.
Irete odi fala do uso do iroke.
Ogbe Irete fala de Iya Odu.
Ose Ogbe fala dos ikins.
Osa Irete fala de retirar o cabelo do iniciado.
Otura Odi fala de sacrificar animais machos para Ifá.
Ogbe Iroso fala do sacrifício de Ijapa.
Owarin Otura fala da falta de respeito as proibições.
Odi meji fala de abiku.
Owarin Ogbe fala de ebó riru.
Osa Okanran fala da transformação do problema com um ebó.
Ose Otura fala que a pessoa pode resolver o seu problema
rezando.
Okaran Oturupon fala do valor das folhas para a cura.
Ogbe Osa fala de Imule para sobreviver.
Irete Ogbe fala da necessidade de ver Iya Odu.
Osa Irete fala de popularidade.
Ogbe Ogunda fala da necessidade de trabalhar em dobro.
Ofun meji fala da pena de ekodide na iniciação.
Osa Otura fala para não mentir.
Otura Iwori fala da necessidade de mais de um babalawo para
fazer um Itefá.
Ogbe Ate fala que um Babalawo de verdade não pode mentir
mesmo que esteja passando necessidades.
Owarin Iwori fala que
o veneno está na língua.
Osa Odi fala que existe a necessidade de cultuar os
antepassados.
Osa Ogunda fala da necessidade de evitar o confronto com
inimigos.
Ogunda meji fala da presença dos inimigos.
Ogbe irete fala da vitória sobre os inimigos.
Ogbe odi fala de nascimento de gêmeos.
Osé ogbe fala de fazer ebós para recém-nascidos.
Irete oyeku fala que não é o momento para fazer o ebo.
O grande número de textos postados na internet falando sobre
versos de ifá, que não contribui em nada para a formação de um sacerdote da
religião tradicional, preocupa, como esses menos avisados pesquisadores, que desconhecem a origem das informações por eles
usadas, podem fazer parte desse imenso quebra cabeça.
A falta de informações confiáveis ou o empecilho criado por
iniciadores que não fornecem material de estudos para os seus iniciados termina
empurrando os ansiosos para os braços da internet, quase sempre sentenciando o
mesmo a uma dúvida eterna.
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