Autor: Olúwo Ifagbaiyin Agboola
Durante esses anos que acompanho na internet algumas
declarações de membros de nossa religião, ouvi e li muitos absurdos, mas nada
se compra a tudo que ouvi no dia de ontem, a mesma pessoa conseguiu em tão
pouco tempo dizer tantas coisas que diferem de tudo que aprendi que para mim,
ficou muito difícil ficar calado.
O depoimento que ouvi beira o abismo do fanatismo e com ares
de radicalismo, se arvora nas mais diversas interpretações conduzido por uma
força cega, unilateral e sem proposito, caracterizando um completo despreparo e
uma capacidade imaginativa desmensurada.
Afirma o tido como conhecedor que um Bàbálóòrìşà jamais pode
se tornar uma Bàbáláwo, ifá é sabedoria, em terras yorùbás, a pessoa tem uma
orientação diferente da que é recebida em nosso país, é feito uma consulta, no
momento do batizado e Òrúnmìlá identifica um Bábálòrìşàs ou um Bàbáláwo, poucos
dias após o seu nascimento. Fora do território Yorùbá não existe essa pratica,
em nosso país, por exemplo, por não existir muitos Bàbáláwos, muitas pessoas
são iniciadas, como Bábálòrìşàs ou iyalorisas, mas na verdade deveriam ter sido
iniciados para Bàbáláwos ou Ìyánífás.
Faço a seguinte pergunta, se você foi iniciado para Bábálòrìşàs
e descobre que ouve um erro, e Òrúnmìlá indica em uma consulta que você deve
ser iniciado com Bàbáláwo, você vai seguir sendo um Bábálòrìşàs?
Que religião seria essa que não corrigi erros, provocados
por um processo cultural, erroneamente adaptado?
Em poucos minutos ouvi tantas coisas estranhas, que meus
ouvidos recusaram violentamente tais afirmativas, a mesma pessoa disse que se
uma pessoa tem Ògún assentado e ela não der para Ògún todo mês aquilo que ele
pede, ele vem e come o filho dela, ou o mata em um acidente, ou coisa parecida.
Esse senhor aprendeu religião a onde?
Que religião maluca é essa?
Que òrìsà maluco é esse?
Quem é tão doido de cultuar uma energia burra dessas, de
acordo com a descrição do tal senhor.
Não satisfeito ele fez mais uma dezena de afirmações,
inaceitáveis, entre as quais ele disse que se pode iniciar pessoas no culto de Orí,
como alguém pode afirmar isso?
Nenhuma pessoa pode ser iniciada no culto de Orí, sem que
conheça o seu odu, na verdade o que pode ser feito, são orações e presentes,
buscando um maior equilíbrio e benéfico para o restabelecimento de energias,
desgastadas, mas iniciar alguém nela mesma é algo que desconheço.
O culto a Orí é expresso de forma clara, através do
comportamento honrado e digno somado a preservação do orgulho próprio e a
nutrição da autoestima, seguido de regras de convivência, higiene,
comportamento moral e obediência, as leis da natureza e dos homens não existe
um bom Orí, se não houver o respeito e a integridade, o bem querer e o
equilíbrio.
Entre as afirmações foi dito que não é aceitável que uma
pessoa seja iniciada em òrìsà e leve para sua casa um assentamento, que só um
sacerdote deve ter assentamento.
Que religião é essa, que só os sacerdotes têm direito de
acessar o divino?
Que religião é essa que determinar que um adepto deva ser
sentenciado à dependência até mesmo no íntimo de sua fé?
Em meio a isso tudo, foi dito que uma mulher que faça parte
das forças armadas, não pode ser iniciada em Osun, que ela deve ser iniciada em
um òrìsà masculino.
A mesma pessoa disse que mulheres não devem chegar perto de Ògún,
que mulheres devem chegar perto do assentamento de Osun, Oya, Yemonja.
Se as mulheres que fazem parte das forças armadas tem que
ser iniciadas em òrìsàs masculinos, como é que isso acontece se elas só podem
chegar perto de òrìsàs femininos.
Foi dito também que Ọbàtálá á não come canjica, a pergunta é
a seguinte, Èko, é preparado com o que? Feijão!?
Não satisfeito, o cidadão ofereceu magias para as pessoas
que tem problemas sexuais, afirmando o seguinte:
SÓ COMPRAR MAGIA NÃO ADIANTA, TEM QUE TIRAR EBÓ COMIGO!
OU A MAGIA NÃO FUNCIONA, SE NÃO TIRA EBÓ COMO É QUE A MAGIA
VAI FUNCIONAR?
Que magia é essa?
Que precisa fazer ẹbợ?
Se fizer o ẹbợ, a magia funciona?
Então todas as magias que essa mesma pessoa, declara ter
recebido pelo correio, da Nigéria,
não funcionam?
Ou o ẹbợ vem pelo correio também?
A história se complicou mais ainda, quando em alto e bom
tom, foi dito que só algumas mulheres de Osun, tem ligação com Ìyá mi, que
algumas iniciadas em Osun, não teriam essa ligação, trinta segundos depois, a
mesma pessoa disse que todas as mulheres tem ligação com Ìyá mi.
Foram tantas afirmações absurdas que eu ficaria aqui
tentando esclarecer as pessoas leigas, escrevendo incansavelmente na tentativa
de elucidar, porém não poderia jamais recolher as penas jogadas ao vento.
Gostaria de chamar atenção aqui, para a responsabilidade,
das pessoas que falam, ou escrevem, em nome de ifá, cada dia que passa, vejo
mais absurdos, eu já vi, Omo ifá, em público contestar o Olúwo, já vi pessoas
que ainda não tem assentamentos necessários, assumirem posturas como grandes
iniciadores, vi também pessoas que no mesmo dia que saíram do itefá, postaram
versos do seu odu, nada mais me surpreende.
Eu vi tantas loucuras, tantos devaneios, seguidos de
explosões incontidas de vaidades, isso consegue perturbar qualquer pessoa de
bom senso, por favor não me provoquem com tantas besteiras, porque não faz
parte de mim ficar calado diante de tantos impropérios, me desculpem o tom, mas
quando a canção não tem ritmo, por mais alegre que a pessoas estejam, é
impossível dançar.
Ou o ẹbợ vem pelo correio também?
A história se complicou mais ainda, quando em alto e bom
tom, foi dito que só algumas mulheres de Osun, tem ligação com Ìyá mi, que
algumas iniciadas em Osun, não teriam essa ligação, trinta segundos depois, a
mesma pessoa disse que todas as mulheres tem ligação com Ìyá mi.
Foram tantas afirmações absurdas que eu ficaria aqui
tentando esclarecer as pessoas leigas, escrevendo incansavelmente na tentativa
de elucidar, porém não poderia jamais recolher as penas jogadas ao vento.
Gostaria de chamar atenção aqui, para a responsabilidade,
das pessoas que falam, ou escrevem, em nome de ifá, cada dia que passa, vejo
mais absurdos, eu já vi, Omo ifá, em público contestar o Olúwo, já vi pessoas
que ainda não tem assentamentos necessários, assumirem posturas como grandes
iniciadores, vi também pessoas que no mesmo dia que saíram do itefá, postaram
versos do seu odu, nada mais me surpreende.
Eu vi tantas loucuras, tantos devaneios, seguidos de
explosões incontidas de vaidades, isso consegue perturbar qualquer pessoa de
bom senso, por favor não me provoquem com tantas besteiras, porque não faz
parte de mim ficar calado diante de tantos impropérios, me desculpem o tom, mas
quando a canção não tem ritmo, por mais alegres que as pessoas estejam, é
impossível dançar.
ABORU, ABOYE.
ResponderExcluirMEUS SINCEROS RESPEITOS PELO EXPOSTO ACIMA.
COADUNO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.
IRE O !!!