BRASIL MOSTRA A TUA CARA.
Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola.
A história
politica recente do Brasil é tão vergonhosa que parece que a mãe pátria deu a luz
a inúmeros filhos sem nenhuma vergonha.
Em meio a
escândalos, desvios de verbas e acidentes fatais envolvendo pessoas que
denunciaram os corruptos, as páginas da história da nossa politica estão sendo
escritas.
Partes de
nossa população não escondem o instinto corrupto.
A lei que se faz presente é a lei da vantagem,
onde o que mais se vê é o uso do comportamento politicamente incorreto.
Nas religiões
não é muito diferente da politica, acontece de tudo um pouco.
Constantemente
atendo pessoas que se dizem iniciados, mas o relato delas me deixa bastante
preocupado com o futuro de nossa religião no Brasil.
A ordem que
essas pessoas descrevem de suas iniciações, não existe, assim como não existe
iniciação em òrìsà, pelo correio.
Nos últimos
meses tenho recebido relatos de pessoas que são iniciadas sem estar presente
nos rituais, isso é impossível.
A falta de
vergonha de supostos sacerdotes me faz pensar sobre a capacidade humana, me
parece que tudo pode ser negociado, que tudo tem um preço e isso me envergonha.
Já denunciei
várias vezes à venda de òrìsàs pelo correio!
Você recebe em casa Egbe Orun, Obalúwàiyé, Èṣù
Awure, Ṣàngó e outros òrìsàs, sem ter tido qualquer contato com os sacerdotes
que preparam esses òrìsàs.
Como é que
um òrìsà é preparado na Nigéria para uma pessoa sem a sua presença?
Essas
loucuras necessitam ser combatidas.
Hoje um sujeito me ofereceu na rede social,
segredos do culto de Iya mi, me parece que as pessoas estão sem nenhum escrúpulo.
Alguns awos
de hoje, desconhecem que existem várias formas de alimentar um opele.
O opele que passa por rituais junto com ifá na
iniciação passa por outros rituais bem diferentes, para atender clientes,
existem vários tipo de opele e várias consagrações diferentes.
No caso do opon,
assim como opele, cada tipo de consagração tem uma finalidade, o opon do awo
ifá, é consagrado diferente, do opon do Bàbàláwo.
O processo
que envolve a formação de um Bàbàláwo é fundamentado em muita dedicação e
paciência, além de muita seriedade e responsabilidade.
Está sendo criada
uma nova versão do que é a religião tradicional yoruba, distorcendo o que ela
tem de mais bonito e mais puro.
Será que as
pessoas acreditam que o dinheiro compra tudo?
Existem
pessoas em nosso meio prejudicando a imagem daquilo que mais respeitamos, que é
o òrìsà.
Quando isso
tudo vai ter uma solução?
A questão é
histórica, o culpado é aquele que aceita o dinheiro, ou o que paga por algo que
não tem direito?
A vergonha maior é saber que tanto um como
outro sempre vão procurar justificar os seus atos com boas intenções.
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