Iniciação em ifá sem mistérios
Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola
Quando se ouve falar de um itefá algumas pessoas menos
avisadas imaginam algo impossível de ser feito no Brasil.
Na verdade o itefá já é feito no Brasil há muitos anos, vejo
falar de tudo, leio coisas que parecem um conto de fadas, já li desde plantas
especiais, até tipo de terra especial em um Igbodu, em meio a tudo isso fico
imaginando o que o leigo consegue entender sobre a iniciação em ifá e as suas
implicações.
É evidente que entre esses grandes números de informações destorcidos,
existem duas ou três razões, a primeira delas é a falta de informações das
pessoas que divulgam, a segunda eu considero pior, que é o interesse em
dificultar para que se sinta a implicação direta de que quanto mais difícil
mais caro deva ser cobrado.
Então seguindo os versos de ifá, vou tentar afastar os
mistérios de uma iniciação, pretendo aqui descrever alguns rituais sem ofender
os segredos contidos dentro do Igbodu.
Todos sabem que para que um itefa seja realizado, é
necessário mais de um Bàbàláwo, na Nigéria é comum se ver, vinte Bàbàláwos para
fazer um itefa, lá tudo é bem diferente daqui e os Bàbàláwos são muito unidos,
todos respeitam as diferenças familiares em rituais e convivem em harmonia, o
fato de necessitar várias pessoas para um itefá, poderá ser percebido conforme
segue a orientação de Orunmila nesse ifá.
O trabalho que envolve uma iniciação pode ser visto de duas
formas, existem dois tipos de Igbodu, o que é construído só com folhas ou
aquele que já é pré-construído e abriga ìyá odu, durante todo o ano, esse
segundo é mais comum, haja visto que todos sabem que mulheres não podem ter
acesso a esse assentamento, então na Nigéria é comum que ìyá odu seja mantida
em uma pequena construção de alvenaria ou madeira.
Outro erro que é visto no nosso país e a referência ao Igbodu,
(floresta sagrada), tradução essa que é vista por leigos como a necessidade de
iniciar uma pessoa em ifá no meio das matas, é verdade que em algumas aldeias
retiradas, ainda tem bastante árvores, mais ninguém fica no meio do mato
abandonado por três dias e três noites, me divirto quando ouço esses relatos.
Após a consulta a ifá que identifica o momento exato da
iniciação e é constatada a autorização de ifá, para que aquele sacerdote dirija
a cerimonia após a chegada da pessoa a ser iniciada, com todos os matérias que
foram previamente comprados de acordo com a orientação do Bàbàláwo, se inicia
as cerimônias, que depende da família, são em torno de 50 rituais diferentes.
Um ou dois Bàbàláwos são encarregados de preparar o Igbodu
com folhas, dividindo a entrada e o espaço a ser utilizado em duas partes, um
dos Bàbàláwos após a preparação do ambiente, alimenta a terra e pede permissão
para construir o caminho que eleva ao ambiente sagrado, depositando na terra,
búzios e dois ou três elementos a mais em número impar de um lado e par do
outro lado da estrada, que dá acesso ao local, previamente preparado.
O grupo que vai participar da iniciação se divide em tarefas,
enquanto a ìyá apetebi cuida dos pertences do iniciado, a Iyanifa prepara o
carrego para a entrada no Igbodu, em meio a isso, o Oluwo e o Bàbàláwo amarram
simultaneamente em um dos braços e uma das pernas um pedaço de tecido virgem
branco que contém uma parte de um dinheiro que representam o pagamento para o
inicio dos rituais.
Começa então um cortejo que se desenvolve em direção ao Igbodu,
com o Oluwo na frente conduzindo Osun (antepassado), que representa o
reconhecimento dos antepassados para o ritual que se inicia, seguido pelo Bàbàláwo
e a ìyá apetebi, com o yangui de Èṣù, sobre a cabeça, esse ritual que apresenta
o iniciado aos antepassados dos familiares retrata o esforço que ele faz para
agradar as divindades, em um carrego bastante amplo, amostras de cada um dos
elementos a serem usados na iniciação, são conduzidas sobre a cabeça do
iniciado, acompanhado dos membros do egbe ifá, amparado pelo Iyanifa que agrada
com dendê, gim, algumas divindades aos pés do cortejo.
Na entrada do Igbodu o iniciado vai estar vendado, pois até
que sejam formalizados os rituais para que ele entre na parte que antecede o Igbodu,
muitas coisa acontece, ele é envolvido em um clima de expectativa sentado
segurando os animais e o material, enquanto o Oluwo e o Bàbàláwo oferecem Obì e
orógbó para Èṣù Odara e Orunmila.
Após a autorização a venda é retirada todo material é
colocado dentro do Igbodu e se inicia a raspagem do iniciado, é claro que todos
entendem a razão de omitir alguns detalhes aqui, vamos seguir a descrição,
deixando pequenos espaços, mas desmistificando o grosso dos rituais. Os rituais
prosseguem simultaneamente, os mesmos Bàbàláwos que preparam Osun
(antepassados), previamente para a cerimônia reservam uma parte das folhas que
vai ser usada junto com um elemento especifico para lavar os olhos das pessoas
que vão começar os rituais dentro do Igbodu.
O primeiro grupo trabalha na preparação da parte interna do Igbodu,
e o segundo grupo prepara o iniciado, pode acontecer nesse espaço de tempo que
um terceiro grupo busque fora elementos que caracterizam o ritual que jamais
podem ser mencionados ou vistos por quem não tenha participado de tal ritual
antes.
O numero de cerimônias da uma dimensão da quantidade de
trabalho, esse número grande de pessoas precisa usar os banheiros que devem
estar limpos e evidentemente precisa estar bem alimentados, o que implica em
muito trabalho nos bastidores.
Após a entrada o Oluwo e Bàbàláwo agradam ifá, Iya odu, Osun
(antepassados) e Èṣù, não necessariamente nessa ordem mais em ordem que não
vamos divulgar aqui, o iniciado que antes da entrada passou por uma consulta a
ifá, e por um ebó riru, agora com a cabeça raspada, vai conhecer o seu odu, que
em seguida vai ser alimentado é evidente que antes disso são feitos alguns imules
e antes que o awo coloque os olhos no seu ifá, da terra vai brotar o segredo.
Depois disso alguns rituais envolvendo banhos, pinturas e a
preparação da nova roupa do awo, devem ser feitos de forma reservada, por
pessoas do mesmo sexo, considerando o fato de que para colocar uma roupa é
necessário tirar outra que vai ser despachado junto com o cabelo, em um local
que não vamos definir aqui, posteriormente a isso e só posteriormente a isso, o
Èṣù do iniciado vai ser alimentado, em alinhamento com o odu ifá do awo.
Após essa parte, todos os participantes fazem um intervalo
onde se alimentam e planeja a segunda etapa, na segunda etapa o Èṣù da casa é
alimentado, e abençoa o caminho do novo iniciado como membro do egbe.
Seguimos descrevendo evidentemente em uma ordem que não
deixe nítido o teor e a sequencia dos rituais, o grupo desenvolve várias
atribuições ao mesmo tempo, em um dado momento ifá do iniciado sai do Igbodu
para ser alimentado fora, porque o awo deve presenciar esses rituais, e nem
sempre quem participa de um itefa, em um futuro pode ter acesso a um Igbodu.
Após esses rituais pequenos rituais, mas de grande
importância confirmam o awo, como membro do egbe, o awo que fez vários imules e
compactuou com o segredo e assumiu a responsabilidade com a verdade, é
parabenizado por todos os membros do egbe, agora montado por Orunmila em um
momento único, abençoa todos os membros que participaram do itefa.
Em algumas famílias esses rituais são divididos em três
partes, que podem ser feitos em três ou sete dias, a grande maioria das
famílias faz em três dias, quando o awo vai ao rio em outro ritual que não
podemos descrever aqui, ele se desfaz de sua vida pregressa, portador agora de
um novo nome, que o identifica com uma nova vida.
Quando me propus a escrever esse texto foi sabendo que os
palpiteiros de plantão vão comentar a minha ousadia, não vejo que eu esteja
revelando algum segredo, esse texto tenta contribuir para o esclarecimento
visando afastar, definitivamente as histórias mirabolantes do que é ser
iniciado em ifá.
Do itefa ao Ìtélodú muito pouco pode ser descrito aqui, por
razões bem claras, não vamos explicar as três cerimonias que diferem um itefa
de um Ìtélodú.
Que fique claro:
Só um Bàbàláwo passa por um Ìtélodú.
Só um Bàbàláwo faz imules com Iya odu.
Só um Bàbàláwo vê Iya
odu
Aquele que vê Iya odu, não incorpora.
Que um Bàbàláwo, não consulta mérìndilogun, consulta opele e
ikin.
Aquele que é
submetido a um itefa pode incorporar ou não o seu òrìsà.
Aquele que é
submetido a um itefa pode ser um Babalórisá, Ìyálóòrìsà, ou Olóòrìsà, e que
essas pessoas não veem Iya odu.
Que uma Iyanifa ou
Iyaonifa consulta opele e ikin, mas não vê Iya odu.
Que babalorisa não consulta mérìndilogun em cima de opon.
Que opon ifá, é um instrumento usado por Bàbàláwos e awos
com permissão de seus Oluwo.
Que opele ifá, é um instrumento usado por Bàbàláwos, Iyanifas,
awos, com permissão do seu Oluwo.
O itefa é uma cerimônia de iniciação em ifá.
O Ìtélodú é o reconhecimento do sacerdote por Iya odu.
O Igbodu é o local que identifica áreas com diferentes
funções parte do Igbodu, só acessada pelo Bàbàláwos, a área que antecede o
local onde fica Iya odu que geralmente também chamada Igbodu, é acessada por
pessoas que só tem a cerimônia de itefa, ou Iyanifas. A designação de Igbodu é
muito diferente da descrita em literaturas criadas por pessoas que não foram
submetidas ao Itelodu.
Awo Elegan é a pessoa que é submetida ao itefa, mas que
jamais vai ver Iya odu.
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