Orunmila, Ògbóni, Edan, ìtagbè.
Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola
OGBE-YONU
Iyán di átúngún
Óbé di átu´nsè
Wón ni kó ebi ku ohun kóhun mó
Bikò se ohun àjogún bá won kan soso
Ti wón fi njo ba
Eyi kìíse ohun mìràn bikò se Sàkì
Ebi ni ki Sàkì ná di ti Rà `ndàwú
Rà `ndàwú gba Sàkì odi Aláse ilú
Ó joba lóri gbogbo won
Sàkì wá gba yì ó gb’éye
Ódi ohun
olá odi ohun iyì
Bi akò bá n”Rà `ndàwú
Akó lè joyè baba eni
Ohun ti sùúrú seti
Ilè ní gbé
No odu ogbe/Yonu explica o uso do Ìtagbè ou Sàkì, (parte do
vestuário ogboni, diz o ese ifá, que jamais deve se desrespeitar aquele que
cobre o ombro esquerdo, com tal vestimenta).
O Sàkì representa a parte interna do estomago humano e
caracteriza aquilo que tem demais intimo dentro de cada um de nós, representa
que o nosso interior esta exposto e nossas intenções.
O homem que estiver usando essa peça do vestuário Ògbóni
jamais pode ter a sua palavra questionada ou colocada em dúvida, diz ifá, que
nada pode superar a força de Edan plantado na terra, aquele que possui Edan tem
sua dignidade como marca registrada do seu viver.
Odu irosun/ose fala da responsabilidade que o Ogboni tem com
a verdade.
Odu irosun/iwori fala da insatisfação de Orunmila com o
comportamento dos homens e do pacto feito com Edan para que se mantenha a
verdade.
A confecção do Ìtagbè fica a cargo das mulheres que cultuam
Obalufon, processo é demorado e envolve inúmeras orações e oferendas no momento
da confecção.
Ifá nos revela na historia de Poroyen a mulher que salvou a
vida de Orunmila com o Ìtagbè.
Orunmila tinha caído durante a noite dentro de um buraco e
ficou preso por sete dias e sete noites, sem conseguir sair, no sétimo dia
começou a cantar e a sua voz foi ouvida por Poroyen, que se aproximou do buraco
e olhando Orunmila se apaixonou por ele, fazendo uma proposta que Orunmila
aceitou. Poroyen disse que o tiraria do buraco o auxiliando com seu Ìtagbè, se
ele se casasse com ela, foi isso que aconteceu e eles tiveram filhos.
O Sàkì, só é usado sobre a cabeça dos anciões no conselho
Ogboni quando eles expressam a sua opinião em decisões dentro do conselho, todos
o Ògbóni usa o Sàkì no ombro esquerdo, salvo aqueles membros que não são
iniciados no ifá, governantes, políticos e pessoas de influências na sociedade,
que tem conduta ilibada reconhecida.
As pequenas divergências que presenciamos sobre esse tema
não diminui em nada qualquer uma das partes, a interpretação diferente
demonstra o plural e ifá nos ensina que o singular é demonstração de falta de
maturidade.
No território yoruba existem muitas faces para a mesma
verdade.
A ki igbé Sàkì lé iká ka puro.
Ògbóni Ekùn!
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