sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Orunmila e Ifá, dúvidas frequentes.




Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola.

1 - A pessoa que faz itefá deixa de incorporar as entidades que ela cultua anteriormente?
Resp. Não, somete quem faz Ìtélodú não incorpora mais, o itefa é muito indicado para babalorisas e iyalorisas e isso não prejudica, pelo contrário favorece a ligação com o orisa.

2 - O assentamento de Orunmila tem okuta?
Resp. Não, o assentamento de Orunmila só tem ikins de quatro olhos ou mais.

3 - A mulher pode ser iniciada em ifá?
Resp. Sim, existem dois tipos de iniciações para mulheres, uma que ela se torna omo ifá e outra que ela se torna iyanifa, as duas partem do itefa.

4 - Um iniciado em ifá pode ser pintado com waji?
Resp. Não, o iniciado é pintado com efun, (masculino) e osun ( feminino), essa interação representa a fecundidade e a prosperidade, assim como a transcendência e a evolução espiritual.

5 - Quem faz isefá recebe nome?
Resp. Sim, quem faz isefa recebe nome e é considerado um membro da família do babalawo que iniciou, sendo caracterizado um elo de ligação que responsabilidade o sacerdote pelo pré iniciado, considerando a verdadeira iniciação é o itefa.

6 - Para fazer isefa raspa a cabeça?
Resp. Não, somente no itefa raspa a cabeça.

7 - Existe iniciação para iya apetebi?
Resp. Não necessariamente a iya apetebi é a mulher do babalawo que deve ser submetida a um isefa ou itefa, mas isso não é iniciação de iya apetebi.

8 - Existe algum cargo acima de babalawo na religião tradicional yoruba?
Resp. Não, Araba e Oluwo são funções exercidas por babalawos embora isso não caracterize que todo o babalawo possa um dia ser um Oluwo ou um Araba.

9 - Existe a possibilidade que exista um Araba ou Oluwo que não seja Ogboni?
Resp. Não, se isso acontecer certamente esse sacerdote não vai ter acesso há muitas informações fundamentais.

10 - Um Babalawo pode ter mais de uma mulher?
Resp. No Odu ogbe Meji diz que um Babalawo deve ser um exemplo e que ele deve cumprir as leis, sendo assim um Babalawo brasileiro que reside no Brasil não pode ter mais de uma mulher. Odu osa iroso, o adultério não faz parte da vida daquele que segue ifá.

11 - Um Babalawo pode trabalhar em outra atividade fora da religião?
Resp. Um babalawo pode sim trabalhar em outra atividade, diz Orunmila que um babalawo não deve comercializar as coisas de Ifá.

12 - Um Babalawo pode jogar búzios?
Resp. Um Babalawo consulta ifá com Opele.

13 - Uma mulher pode consultar Ifá com Opele?
Resp. sim se ela for iniciada como Iyanifa.

14 - Qual a roupa usada na iniciação de ifá (itefa)?
Resp. Só existe um tipo de roupa na iniciação, tanto para homens como para mulheres a roupa é um tecido branco que deve envolver o corpo, finalizando com um nó sobre o ombro esquerdo.

15 - Quanto dia dura uma iniciação em ifá?
Resp. de três a dezessete dias.

16 - Depois de quanto um iniciado em ifá submetido ao Ìtélodú pode iniciar outras pessoas.
Resp. Cada caso é um caso, mas em media depois de quatro a cinco anos.

Obs: esse tempo pode ser considerado a partir do momento que o iniciado é submetido a um segundo ritual após o isefa, onde ele recebe um opele, para praticar.

17 - Existe algum ritual que envolve a liberação do uso do opele para consultas de clientes?

Resp. primeiramente que existe mais de um tipo de opele, a consagração do opele para estudo envolve o ritual onde o opele é alimentado junto com ifa do iniciado, já o opele para consulta de clientes é submetido a um ritual completamente diferente que não deve ser divulgado, o awo para praticar recebe um único opele que pode ser de cabaça ou fava, já para consultas de clientes os opeles recebido pelo babalawo são no mínimo dois, considerando que alguns odus queimam o opele, a necessidade de mais de um é caracterizado após o período de estudos.

18 - Mulher pode ver o assentamento de iya odu se ela for uma iyanifa?
Resp. Não nem mesmo sendo uma iyanifa a mulher pode ver iya odu.

19 - A pessoa que é Umbandista ou Candomblecista pode ser iniciada em ifá?
Resp. Sim, ela deve  por varias razões, mas umas das principais razões além de conhecer os ewos, é identificar claramente os orisás que devem ser cultuados.

Obs: No Brasil é comum que as pessoas tenham inúmeros orisás assentados, isso implica diretamente em mais trabalho, mais culto, e não necessariamente em resultados positivos, muitas vezes as orações feitas para um único orisá, podem render um resultado melhor do que as feitas para vários orisás, explico em nosso país temos o habito de rezar para cada orisás de acordo com o problema que enfrentamos, já no território yoruba essa prática não existe, é comum ver pessoas que são iniciadas para um ou dois orisás.

20 - Uma pessoa que não é feita para um orisa pode ser iniciada e receber um assentamento?
Resp. Sim, não é comum mas acontece de pessoas que não são feitas serem iniciadas para um orisa especifico, exemplo o isefa onde a pessoa não é feita e recebe o assentamento de Orunmila.

21 - Em um isefa é assentado esu para o pré-iniciado?
Resp. Sim dependendo do odu.

22 - Orunmila se alimenta de animais masculinos?
Resp. Sim, dos 256 odus, em  8 Orunmila se alimenta de animais masculinos.

23 - Iniciado em ifá no ritual de itefa coloca na cabeça pena de Agbe ou Aluko?
Resp. Não, um iniciado em ifá é apresentado com uma pena de  ekodide, (ofun Meji ou orangun).
Obs: Apena de ekodide não deve ser usado sobre pano de cabeça ou kete, para o uso do ekodide existem várias normas, exemplo: no momento que o iniciado esta com a pena colocada em sua cabeça, ele não toca o solo com o ekodide, (odu ogbe Meji), (aquele que usa o ekodide deve ser respeitado).

24 - Quantos ikins são necessários no assentamento de Orunmila?
Resp. Um mínimo de 18 ikins.

25 - Quanto tempo demora a cerimonia do isefa?
Resp. De uma hora a três dias, depende da orientação de Orunmila.

26 - Quem faz uma pré-iniciação, isefa recebe opele?
Resp. Sim, em um Caso especifico quando o odu indica a necessidade de Ìtélodú, em um segundo ritual o opele para praticar é consagrado para o uso de estudo, até a preparação para o Ìtélodú.

27 - Quem faz itefa recebe opon e iroke?
Resp. normalmente não, somente quem faz Ìtélodú recebe esse instrumento que são usados por babalawos e iyanifas.

28 - A pessoa pré-iniciada segue o sistema de ose no assentamento de Orunmila semanal?
Resp. Não a orientação do ose semanal, é indicada para alguns odus, em outros ifá alerta que o assentamento não deve ser limpo, enquanto o compromisso assumido de um itefa subsequente não seja realizado.

29 – quem é submetido ao isefa recebe ide ifá?
Resp. Sim, Okanran ogbe.

30 – Os ebós feitos no opon seguem alguma regra? E quem pode fazer esses ebós?

Resp. Os babalawos e iyanifas podem fazer ebó riru seguindo uma regra básica, que consiste em seguir uma ordem pré-estabelecida dentro do egbe louvando Olodumare, Orunmila, os orisás e  os antepassados da família.
Cada família segue uma sequencia, o babalawo recebe diretamente dos seus iniciadores os nomes e os odus a serem louvados dentro da sequencia do egbe, assim como os odus de esu que devem ser usados e os odus transformadores de negativos em positivos.






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