Orunmila me ajude a ter calma.
Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola
Na tentativa de contribuir com as pessoas que não tiveram
oportunidades de aprender estou postando esse texto.
O grande número de postagens de fotos com pinturas bastante
criativas na internet nos faz pensar sobre o que deve estar acontecendo, será falta
de informação ou espirito carnavalesco do qual tanto se fala no nosso país.
Vi algumas fotos com pinturas bastantes estranhas no
facebook, awos com a cabeça pintada de wagi, a única explicação que encontrei
para isso que deve ser uma iniciação para Smurf.
Na religião tradicional yoruba alguns princípios caracterizam
o que esse povo acredita ser de suma importância em suas vidas, à pintura é uma
dessas expressões, quando um awo é pintado com osun e efun, elemento que
representa o aspecto feminino e masculino, a intenção é buscar fecundidade para
os atos.
O osun elemento feminino de cor vermelha representa com sua
intensidade as grandes mães ancestrais e os orisás femininos.
O efun elemento masculino representa Obatala e os orisás funfuns.
O wagi que não é usado na iniciação de ifá representa o terceiro
elemento, o elemento procriado, e a interação resultando os orisás filhos.
A pintura que usa em parte o elemento mineral e vegetal é
antecedida pelos rituais de banho elemento vegetal que preparam para o
oferecimento do alimento animal.
As iniciações assim como os ebós buscam o equilibro entre
esses elementos, trazendo assim para a vida do iniciado um resultado de
bastante equilíbrio.
Esses rituais todos os sacerdotes dos cultos de orisá
deveriam saber, mas como é comum ver iyawo com as pinturas do grupo Timbalada
da Bahia, concluo que ou as pessoas não sabem ou elas estão brincando com a
vida dos iniciados.
Cruzes e símbolos cabalísticos devem ser deixados para os católicos
e os que cultuam a religião judaica. Na cultura yoruba cada desenho tem um
significado nos tecidos ou nas paredes das casas, assim como a pintura dos
iniciados, as figuras desenhadas buscam atrair energias que representam a
fecundidade, a prosperidade e a longevidade.
A cor vermelha do osun é encontrada em pinturas nos
assentamentos dos orisás femininos, se harmonizam com a cor branca do efun,
encontrado nos assentamentos de Obatala, orisa Oke e orisa Olookun.
É comum ver o uso do wagi nos assentamentos de orisás que
chamamos de orisás filhos como Ogun e Ososi e outros orisás.
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