Tudo sobre ifá.
Babalawo Ifagbaiyin Agboola.( Opa Osun na Nigéria). |
Orixá Opa Osun:
Opa Osun é conduzido pelo Oluwo do início ao fim do itefa, é
comum ver fotos de iniciações de ifá na internet nelas o iniciado aparece com
os animais pendurados ao corpo e com uma amostra de tudo que ele vai oferecer a
ifá dentro de uma cabaça grande sobre a sua cabeça. Nessas fotos o mais
importante quase sempre passa despercebido. Opa Osun é uma haste de ferro
simples, mas com um grande significado, a haste medindo aproximadamente um
metro e vinte, pode conter sobre ela um pequeno disco de ferro e algumas
alusões que descrevem a ligação entre o céu e a terra, apontando simultaneamente
para cima e para baixo em uma espécie de cone, porém o importante é a haste.
A haste de ferro é uma indicação clara da ligação desse
orixá com Ogun, o orixá Ogun é o mais velho dos filhos de Oduduwa e representa
um dos mais antigos descendentes, Oduduwa é a representação máxima na cultura Yoruba
de nossos antepassados, sendo assim a ligação de Ogun e Opa Osun é definida
claramente como a ligação entre antepassados e descendentes.
Na verdade Opa Osun julga e sentencia o sacerdote que é
desonesto, o Opa representa inúmeras gerações de antepassados do Babalawo,
sendo assim, uma ação desonesta ou incorreta prejudica o nome de todos os
antepassados. Essa talvez seja a razão porque muitos sacerdotes de ifá não se
interessa em cultuar esse orixá, o medo da represália por ações indevidas
afasta os desonestos desse culto, porém sem esse Orixá não existe iniciação.
Opa Osun está presente na iniciação para acompanhar o
iniciado em sua apresentação aos antepassados no primeiro ato do itefa, ele
está presente em várias cerimonias dentro da iniciação, é diante de Opa Osun
que o iniciado tem o primeiro contato com os seus ikins, e é também durante a
cerimônia do terceiro e sétimo dia que esse orixá testemunha os rituais. Assim
como é diante dele que é feita a retirada do ekodide, finalizando o itefa e
reconhecendo o iniciado.
A haste de ferro que serve como base para o sabão, que
purifica o corpo na iniciação é a mesma que vai receber o ekodide do iniciado e
será a mesma que vai abrigar o símbolo do reconhecimento da integração daquele
elemento, a família, sendo assim Opa Osun é um orixá familiar.
Se Opa Osun representa as várias gerações de Babalawos antepassados
do iniciado é evidente que esse orixá caso aja uma mudança de família deverá
sofrer uma alteração em sua montagem, buscando assim a ligação com os
antepassados da nova família.
Essa questão de mudança de família em território Yoruba não
existe, na terra mãe você nasce vive e morre com um mesmo sobrenome e trocar de
nome é um gesto que envergonha e prejudica o infrator. Já no Brasil
historicamente essa prática é muito comum, não vou me deter nesse texto para
explicar os prejuízos de tal atitude, todos sabem que a traição é o pior dos
atos no culto a orixá.
Salvo raras exceções de iniciados que nasceram em odus que
indica a necessidade de ter Opa Osun, somente aqueles conhecidos com autorização
para fazer iniciações tem esse assentamento, esclarecendo que não existe Oluwo sem
Opa Osun e Iya odu.
Essa é mais uma
questão que vai gerar alguns comentários, mas a verdade é uma só, quem não tem
esses dois orixás não pode iniciar em ifá, e isso não é uma questão familiar ou
regional, isso é a verdade do ifá tradicional em território Yoruba.
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