Jogo de Búzios
Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola
É muito
interessante a dimensão que determinados textos alcançam quando despertam a
curiosidade pública, segredos são divulgados, inverdades são inventadas e o
desconhecido é criado como base do alicerce que mantém a mentira em forma de
máscara para a ignorância.
Com o jogo
de búzios não foi diferente as novelas, os filmes, as revistas e o diz que me
diz conduziram esse oráculo sagrado através da estrada da popularidade de
encontro à vulgaridade.
Nas grandes
cidades em cada esquina tem um desocupado com um punhado de búzios na mão se
dizendo sacerdote.
Essa forma
dantesca da popularização do sagrado além de afastar os crédulos alimenta os incrédulos
com argumentos incontestáveis gerados pela pior das impressões.
Deveria existir
um movimento nacional para combater os falsos sacerdotes que usurpam da
popularidade da religião afro brasileiro, enquanto isso não acontece delinquentes
travestidos de sacerdotes divulgam um oráculo inventado por eles.
A verdade é
que da verdadeira consulta ao mérìndilogun quase tudo se perdeu e muito foi inventados,
poucos são aquele que praticam consultas com orientações confiáveis e
comportamento ético.
O uso dos
ibòs para identificar se o odu esta ire ou ibi foi substituído por uma bola de
cristal que auxilia na aura de mistérios propicia ao embuste. As esteiras foram
substituídas por um conjunto enorme de adereços que se sabe lá qual seria a
intenção considerando o fato que a grande maioria dos objetos em nada se
identifica com a religião dos Òrìșàs.
A falta de
informação se agravou, a ambição se ampliou e a criatividade extrapolou os limites
do aceitável, diante de tantas loucuras até opon ifá está sendo usado como
parte da parafernália usada em consulta aos famigerados búzios.
Em mais uma
tentativa de auxiliar os bons sacerdotes no combate aos supostos entendidos no
uso do mérìndilogun, estamos mais uma vez divulgando a verdade sobre esse
oraculo na religião tradicional yoruba.
O mérìndilogun
é um instrumento usado somente por babalórisás e Ìyálóòrìsà, Bàbàláwos e Iyanifas
costumam usar o opele ou os ikins em suas consultas.
Ao longo do
tempo muito se tem falado sobre esse tipo de consulta mais a verdade é que
existem inúmeros equívocos abaixo citarei os mais comuns:
1- Chamar mérìndilogun de ifá.
2- Consultar búzios sobre opon.
3- Dizer que Òrúnmìlà fala nos búzios.
4- Extrair odu de nascimento em
consulta.
5- Anotar a data de nascimento como
referência.
6- Imaginar que o Òrìșà do consulente
fala na consulta.
São muitos
os erros que poderiam fica descrevendo por longo tempo, por outro lado
resolvemos postar informações que caracterizem uma identificação do método oracular
mérìndilogun.
Não existe
jogo de búzios sem iniciação em Èṣù e Òsun, em hipótese alguma um sacerdote que
não seja iniciado nesses dois Òrìșàs poderá consultar o mérìndilogun. Òsun é a
dona desse oraculo e Èṣù é o transmissor das informações fornecidas por ela ao
consulente.
Os babalórisás
e Ìyálóòrìsà que não tem muita experiência interpretam o mérìndilogun até a decima
segunda caída conhecida por ejilá, o odu extraído é identificado através do
sistema de ibò se esta em ire ou ibi, por um sistema onde o consulente
participa diretamente da consulta. O sistema de ibò mais comum identifica em um
objeto confeccionado com búzios o odu em ire e o odu em ibi por um pedaço de o
osso, o mecanismo é bastante simples na hora da consulta o consulente é
convidado a escolher em qual das mãos sem que o sacerdote veja os búzios e o
osso permanecerem posteriormente em um processo seletivo considerando a
hierarquia usada em cada método em consultas complementares o sacerdote
solicitará a abertura em uma das mãos.
Obs:
evidentemente que não vamos descrever com exatidão o processo de seleção das
mãos, porém para que o nosso leitor possa ter uma noção de como é o processo
descreveremos da seguinte forma, as caídas de búzios pares identificariam a mão
direita, e as caídas impares a mão esquerda no processo de ibò.
O ire (sorte aspecto positivo), e o ibi
(aspecto negativo) de um mesmo odu deve ser extraído com muito cuidado por que
só assim teremos a capacidade de interpretar a verdadeira mensagem contida no
jogo.
Esse texto
apresenta algumas características do ire e do ibi constante em todos os odus. A
ideia é chamar a atenção que um único odu não pode, como querem alguns, reunir
todas as características positivas ou negativas existentes, como na atual obàrà
mania.
1) Òkànràn- Èṣù,
Ṣàngó.
IRE- Novo
caminho, oportunidade material, progresso.
IBI- Medo, insegurança, impulsividade.
2) Eji oko- Ibeji,
Ìyá mi.
IRE-Nascimento,
dualidade, inicia.
IBI-Morte, escuridão,
desordem.
(3) Ògúndá- Ògún,
Ọ̀sanyìn.
IRE-Profissão,
construção, força.
IBI-Violência,
desastre, doença, brigas.
(4) irosún- Ògún
egun Yèmojà
IRE-Caminhos
abertos, realização, ambição.
IBI-Intranquilidade,
inquietação, arrependimento.
(5) Ose-Osun
IRE-Suavidade,
ingenuidade, amor, riqueza, riqueza.
IBI- Ilusão
falta de foco, fofoca, curiosidade.
(6) Obàrà- oxalá,
Osòosì, Ṣàngó.
IRE-Sorte,
paciência, habilidade, potencial.
IBI- Inveja,
roubo, perda, inquietação.
(7) Odi -Oloogun
Ede, Osòosì, Èṣù.
IRE-Liderança,
persistência, sensibilidade.
IBI-
Polêmicas, problemas, brigas, traições.
(8) Eji Ogbe-
Ọbàtálá, Ifá, Yèmoja, Obàlúwaiyé.
IRE-Alegria,
encanto, felicidade, grandeza, sucesso, inicio.
IBI-
Nervosismo, preguiça, altos e baixos.
(9) Osa- Iya
mi, Oya, Yèmoja.
IRE-Viagens,
Espiritualidade, Família, mudança.
IBI- Falta
de coragem, duvidas depressão.
(10)- Òfún Òsànlá
IRE-Vitória,
determinação, realização, paciência.
IBI-
Lentidão, desânimo, fraqueza, fragilidade.
(11) Òwónrín-
Oya Egúngún
IRE-Pressa, poder,
força, Otimismo, realização.
IBI- Perigo,
acidente, violência.
(12) Ejila-(Iwori),
Ṣàngó.
IRE-Emprego,
dinheiro, negócios, política.
IBI- Avareza
processos, loucura.
(13)métala, lka-
Soponnan, ìyá mi, Nana.
IRE-Espiritualidade
IBI- Perigos,
doenças, feitiços, morte.
(14) mérinlá,
Oturupon- ìyá mi Obàlúwaiyé
IRE-
Espiritualidade, vidência, intuição.
IBI-
Doenças, fase negativa miséria.
(15)Mògún- (Òfún
Òkànràn) Èṣù, Olóòkún.
IRE- A
capacidade de recomeçar rapidamente.
IBI- A falta
de Iniciativa, desilusão, decepção.
(16)
mérìndilogun Irete- Ifá, Soponnan, sociedade Ogboni.
IRE-Ligação com
a espiritualidade, o renascimento.
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