A casa do Orixá e Ifá II
Autor: Babalawo Ifagbaiyin Agboola.
Algumas pessoas me solicitaram uma abordagem mais profunda na
questão da casa do orixá, atendendo a solicitação de nossos leitores nesse
segundo texto vamos analisar alguns aspectos da administração do egbe òrìsà.
-Não existe custo mensal para hospedar um orixá na casa do
sacerdote, pois como mencionamos no texto anterior a casa não é do sacerdote
ela pertence aos òrìsàs.
-É um absurdo cobrar para os iniciados limpar os
assentamentos dos orixás, quem faz a limpeza é o iniciado como é que alguém
pode pagar por seu próprio trabalho?
Quando alguns sacerdotes resolvem criar dificuldades para os
iniciados não devem esquecer que os orixás estão observando o seu comportamento
mesquinho.
-A manutenção da casa de Òrìsà é responsabilidade de todos
iniciados, mas isso não quer dizer que o iniciado seja obrigado a pagar
mensalidade. O Egbe tem muitas despesas, mas não é uma sociedade, o fato de
tornar a casa de orixá uma sociedade implica diretamente em uma prestação de
contas assim como permiti que o sócio escolha em votação quem vai administrar a
casa. No ile òrìsà não existe votação para escolha de um administrador, sempre
a escolha é feita pelo orixá.
Pessoalmente a ideia de transformar a casa de òrìsà em uma
sociedade não me agrada, parece que os custos para manter as casas com o passar
do tempo ativaram a criatividade de alguns de nossos irmãos que terminaram se
juntando com alguns políticos safados para roubar dinheiro de verbas que
deveriam ser aplicadas em questões mais importantes que a manutenção do luxo
desses canalhas.
-Em uma casa de Òrìsà existe dois tipos de assentamento de òrìsà,
o privado e o comunitário, a manutenção do privado é exclusiva responsabilidade
do iniciado. No assentamento comunitário a responsabilidade da manutenção é
dividida com todo o grupo de iniciados.
-Quando um grupo de pessoas resolve ajudar alguém que vai
ser iniciado quase sempre deixa de existir a valorização da iniciação, o ideal
é que a pessoa se comprometa integralmente com os custos e as responsabilidades
da iniciação, quando isso não é possível devemos ajudar, mas a pessoa deve
participar com grande parte das compras.
Acredito que uma casa de orixá deve ser responsabilidade de
todos aqueles que frequentam as suas dependências, mas isso em momento algum
obriga as pessoas a fazerem doações e pagarem mensalmente qualquer quantia. Os
custos da manutenção do egbe òrìsà não devem ser colocados como uma obrigação
de seus membros, esses custos devem ser vistos como uma necessidade que implica
em uma condição mais adequada para os frequentadores.
-Um sacerdote não deve conduzir uma casa de orixá sozinho,
sendo assim é evidente a necessidade de cargos na estrutura da egbe, o critério
para o bom desenvolvimento do desempenho da função na casa de orixá é o
conhecimento. O sacerdote que vende
cargos é um dos piores administradores que pode existir em uma família de
orixá.
-Se o escolhido para um cargo não estiver preparado para a
função teoricamente implicara em um duplo problema, primeiro o indicado não é
capaz e devera ser substituído em suas funções por outra pessoa que fara o
trabalho. Segundo, o substituto que fara o trabalho não estará satisfeito em
razão de ser obrigado a desenvolver uma função sem que haja o reconhecimento
dele para ocupar a mesma.
-A manutenção do espaço religioso assim como a limpeza é
responsabilidade de todos os frequentadores iniciados ou não.
-Uma casa de òrìsà deve ter material necessário para o
pronto atendimento dos frequentadores, assim dando uma resposta rápida aos problemas
apontados pelos òrìsàs em consulta, esse material deve ser reposto
imediatamente. O estoque de material é a única forma de prestar um atendimento
rápido nos feriados e nos fins de semana, sem esse material o atendimento fica
prejudicado.
- As roupas assim como as toalhas e roupas de cama devem ser
trazidas para a egbe e devem ser lavadas na casa do iniciado, salvo raríssimas
exceções.
Nos dias de hoje
manter pessoas na casa de orixá para fazer a manutenção do espaço não é
aconselhável, considerando o numero de pessoas que buscam na justiça do
trabalho o reconhecimento dessas funções e a sua remuneração. O ideal seria que
em um dia da semana todos os participantes desenvolvam as atividades de
manutenção do espaço em conjunto e com a orientação direta do sacerdote.
-Receber convidados na casa do orixá é um prazer, mas
convidado é convidado e a sua participação na egbe se limita ao espaço
destinado ao publico, salvo exceção quando convidado para participar dos
rituais.
Em um ile òrìsà, existe três tipos de espaço, o publico, o
sagrado e o destinado ao sacerdote, essa regra deve ser mantida.
O espaço do sacerdote é um espaço exclusivo e não deve ser
frequentado por iniciados.
O quarto destinado aos orixás deve ser administrado pelo
sacerdote e a sua chave não pode ser entregue a outras pessoas.
O espaço público deve
ser mantido por todos iniciados.
O bom andamento das atividades da casa do òrìsà retrata a
administração exercida pelo sacerdote e a imagem de nossa religião, a sociedade
deve nos ver como bons olhos, o nosso comportamento deve ser discreto e
respeitoso, somos representantes de nossos antepassados e devemos honra-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário